acupuntura2

 

Quais os métodos utilizados?

No tratamento através da Acupuntura em si são utilizadas agulhas muito finas que são aplicadas de forma rápida e quase indolor nos pontos indicados para cada caso. Após a aplicação algumas agulhas são sujeitas a uma manipulação que potencia e orienta o seu efeito, que poderá ser dispersaste ou tonificante.

Estas agulhas são esterilizadas e descartáveis, não injectam nenhuma substância sendo a sua ação puramente energética e directamente relacionada com a localização do ponto de inserção, com a manipulação e com a conjugação com os outros pontos que constituem o protocolo.

O moxabustão, as ventosas, a “digitopuntura”, e a massagem tui ná, são outras formas de actuar sobre os pontos de acupuntura podendo ser utilizadas sem recurso às agulhas ou como complemento destas num tratamento misto.

A auriculoterapia consiste numa técnica que usa a punturação de pontos na pele da aurícula (ouvido externo) é especialmente indicada quando se necessita que o paciente faça a continuação do tratamento em casa, podendo ele mesmo pressionar as esferas ou sementes colocadas nos pontos auriculares e efectivar de forma continua a terapêutica. As orelhas possuem pontos reflexos que correspondem a todos os órgãos e funções do corpo, e quando estes são estimulados por sementes fixas, o cérebro recebe um impulso que desencadeia uma série de fenómenos físicos, promovendo assim a recuperação na área corporal correspondente.

Fitoterapia (extractos de plantas) e outros suplementos são habitualmente recomendados em conjunto com o tratamento de acupuntura, sendo que nalgumas situações a fitoterapia pode substituir totalmente o tratamento com as agulhas uma vez que as fórmulas de fitoterapia tradicional são concebidas segundo o mesmo conceito de equilíbrio energético que está na base da acupuntura tradicional.

A Dietoterapia Chinesa por sua vez, tem uma ação mais lenta, atuando com a ingestão prolongada de determinados alimentos, normalmente ela é indicada no tratamento de doenças crônicas, incluindo a prevenção e manutenção da saúde.

Marque Consulta!

A sua opinião é importante!