Acupuntura

A Acupuntura é uma técnica milenar chinesa que procura a cura através do equilíbrio energético do nosso organismo, é um dos pilares da medicina tradicional chinesa usando como base o sistema teórico que foi concebido na filosofia taoísta.

O corpo humano contém em si uma forma de energia, o que designamos por QI – que representa a nossa energia vital, é essa energia que nos mantém vivos e ativos.
Se o QI for abundante, equilibrado e circular livremente gozaremos de perfeita saúde, se por sua vez o QI for insuficiente, desequilibrado ou estiver bloqueado surgirá a doença física ou mental que poderá estar acompanhada por intensa dor.

O objectivo de um tratamento de acupuntura é identificar a origem da perturbação e corrigi-la, ao eliminar ou atenuar a raiz do desequilíbrio consegue-se a cura ou a melhoria significativa dos sintomas.

Consultas e tratamento

Na primeira consulta, será efectuada uma avaliação da sua saúde geral e história médica, é importante saber quais os seus sintomas, estilo de vida, hábitos alimentares e qualidade do sono.
Será observada também a língua do paciente pois na medicina tradicional Chinesa este é um dos métodos mais eficazes de diagnóstico, algumas características apresentadas na língua como a sua cor e revestimento, transmitem a informação necessária do interior do seu corpo.
Na sequência da consulta de avaliação e diagnóstico energético procede-se ao tratamento, que normalmente consiste numa série de sessões cuja periodicidade é estabelecida em função do quadro do paciente, podendo ir de uma sessão diária nos quadros agudos a uma sessão mensal em fase de manutenção, no entanto uma sessão semanal na primeira fase do tratamento dos quadros crónicos é a opção mais frequente Após a consulta é estabelecido um protocolo, isto quer dizer que é escolhido um conjunto de pontos e procedimentos que se consideram ser os mais adequados. Este protocolo é repetido durante as várias sessões sem alterações ou é ajustado em função da reação do paciente. O tratamento atua por “acumulação de efeito”, à medida que as sessões se vão sucedendo as alterações ao quadro inicial vão aumentando até ao desaparecimento total dos sintomas ou até alcançar o patamar de melhoria possível.
Poderá ser usado, se necessário, outros métodos auxiliares de tratamento, tais como:
Moxabustão
Ventosas
Massagem Tui ná
Auriculoterapia
Fitoterapia
Dietoterapia Chinesa

Quais os métodos utilizados?

A sua opinião é importante!